oficinas de poesia para crianças.



Estão abertas as inscrições para as oficinas infantis de poesia, destinadas a um público infanto-juvenil com idades compreendidas ente os 7 e os 14 anos, a iniciarem em dezembro.
Existem, neste momento, 3 grupos disponíveis. Dois grupos reunir-se-ão em frequência semanal, um às quintas-feiras entre as 17h30 e as 20h00, o outro às sextas, tamb'em entre as 17h30 e as 20h00.
O terceiro grupo trabalhará em regime quinzenal, aos sábados entre as 18h00 e as 20h00.
Estas oficinas nascem do encontro entre a investigação e a prática artística de um conjunto de pessoas, que agora colocam as suas bagagens disciplinares nas áreas da poesia, da mediação e promoção da leitura, da música, da performance, das artes visuais e plásticas, ao serviço de um programa educativo de carácter oficinal que procura alimentar o potencial lúdico-expressivo da criança, favorecendo o seu poder criador.
As oficinas têm duração semestral ou anual, dependendo da escolha do horário. O nosso programa está estruturado em 10 módulos, que se dividem em 25 aulas, nas quais se realizarão multiplas actividades destinadas a desencadear os mecanismos do espírito criativo, a fermentar a imaginação. Lançando os alunos numa aventura consistente, onde descobrem, de uma forma brincada e motivada, vários exercícios e jogos com os quais aprendem, por assim dizer, a agarrar e a libertar o coração e o pensamento, a conceber o poema de uma forma original e rica do ponto de vista imagético, em associações vocabulares, em significados.

O modelo pedagógico das nossas oficinas procura guiar a criança por uma autêntica e cativante (re)descoberta da língua e da poesia; começando pela sensibilização e desbloqueio da linguagem, sem descurar os aspetos formais que permitem uma aproximação precisa à linguagem, tendo como fim a produção e como centro de interesse as suas próprias vidas. Entendendo a poesia como um crisol onde se aprende a integrar a experiência e os conhecimentos de cada um, enquanto seres únicos que somos. A nossa tarefa será, portanto, fertilizar o terreno onde cada aluno tenha a liberdade de ser original.

Todo este processo será acompanhado e auxiliado, pontualmente, por atividades complementares que permitem aprofundar a imaginação e fomentar uma visão criativa da vida- artes plásticas, música, leituras e contos. Recursos que ajudam a criança a descobrir o seu universo onírico; a explorar e a libertar emoções, sensações, sonoridades; e que provocam a memória da leitura, oferecendo uma via criativa de interpretação e de acesso ao poema escrito e ouvido, pois ‘a poesia daquele que escreve é como o negativo da operação poética e o positivo encontra-se no leitor’ . Iniciando a criança à arte em geral, criando bases para a apreciação e a formação (não conformação) do sentido estético.

Para mais informações, os interessados deverão contactar os Ateliers Quasiloja através dos telefones disponíveis ou via e-mail.
Contactos:
Tlm - 939364404 - quasiloja@gmail.com

Valores:
30 euros /1 aula de quinze em quinze dias.
50 euros/mensal (1 aula por semana).

No comments: